A rotina na educação infantil é um aspecto importante para a formação da criança. As crianças de até três anos sentem maior conforto e segurança quando tem atividades que possuem regras. Assim, elas se habituam à seqüência de eventos e têm condições de prever aquilo que está por vir. A questão do limite também pode ser trabalhada através dessas atividades, onde a criança compreende os seus e entende o tempo do outro, que as coisas não acontecem somente do seu jeito e no seu momento. É indispensável a assimilação de normas desde a primeira infância. Isto é que proporcionará à criança segurança, tolerância e capacidade de lidar com a frustração em todo o decurso de sua vida.
Organizar uma rotina eficiente para bebês e crianças pequenas requer a coordenação entre os cuidados e a educação. É um estágio em que são importantes tanto as necessidades biológicas, como sono, alimentação e higiene, quanto às afetivas, motoras e cognitivas.
"Em se tratando da rotina na creche, não é possível fixá-la para os bebês, já que dormem mais e necessitam de várias trocas de fraldas. Porém, de acordo com o crescimento, a rotina torna-se essencial. Quanto mais cedo, maior a necessidade de repeti-la para que as regras sejam assimiladas. Já aos dois anos, as crianças se adaptam com mais facilidade, pois sabem andar e entendem quase tudo o que lhes é falado."
Por Patrícia Lopes
Sabemos da importância da rotina no nosso trabalho, porém devemos deixá-la clara para que os nossos alunos desde muito pequenos possam também compreender a necessidade de tê-la inserida no nosso dia-a-dia.
Beijinhos da Juh!
0 comentários:
Postar um comentário